terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A máfia norte-americana


Os sicilianos e outros italianos começaram a imigrar para os Estados Unidos no século XIX, contudo, uma grande leva de imigrantes chegou em terras norte-americanas logo no início do século XX. Embora a maioria trabalhasse duro para construir uma nova vida para eles e sua família através de meios lícitos, alguns trouxeram consigo os modos da máfia siciliana.
O primeiro grande incidente envolvendo a máfia ocorreu na década de 1890, em Nova Orleans. Uma família de criminosos sicilianos estava sendo perseguida pelo chefe de polícia local, que acabou sendo assassinado. Durante o processo, os gângsteres subornaram testemunhas e foram considerados inocentes. O fato desencadeou um furor anti-italiano e uma turba seguiu em direção à cadeia pública para linchar os envolvidos. O episódio terminou com um saldo de dezesseis homens mortos a tiros ou enforcados pela multidão.
As famílias mafiosas espalharam-se pelo país na primeira metade do século XX a partir de Nova Iorque, cidade dividida entre cinco famílias que disputavam a hegemonia. A era da Lei Seca fez com que enormes somas de dinheiro fossem despejadas nos cofres da máfia como resultado do comércio ilegal de bebidas alcoólicas por todo o país. Seu poder cresceu de forma exponencial durante esse período e foi nele também que estouraram guerras entre as famílias. No começo da década de 30, o país foi assolado por uma epidemia de violência associada à máfia: chefões e subchefes eram regularmente assassinados, sendo poucos os que exerciam o cargo por mais de alguns meses antes de serem mortos. Só no ano de 1930, a família Luchese teve três ou quatro chefões assassinados.
No centro deste banho de sangue, do qual também foi um dos maiores mentores, estava um gângster chamado Charles "Lucky" Luciano.

Luciano alcançou uma posição de grande influência dentro da Cosa Nostra e deu seu apoio a uma idéia que estava circulando nos meios mafiosos havia algum tempo - a criação de uma comissão multifamiliar que aprovasse as atividades mafiosas em território nacional.

Nenhum comentário: