terça-feira, 11 de janeiro de 2011

História

 

A atual estrutura da máfia levou séculos para se desenvolver. Tudo começou na ilha da Sicília. Apesar de existirem grandes facções criminosas organizadas em outras partes da Itália, é a máfia siciliana que normalmente é considerada a mãe de todas as outras organizações mafiosas.


Vários fatores singulares contribuíram para o desenvolvimento do crime organizado na Sicília. A ilha está localizada em ponto estratégico e de fácil acesso no Mar Mediterrâneo. Por essa razão, a Sicília foi palco de inúmeras invasões, conquistas e ocupação por forças inimigas. Esses fatos levaram a um descrédito generalizado nas autoridades centrais e nos sistemas legais codificados. A família substituiu o Estado como centro da vida siciliana e as disputas passaram a ser resolvidas por meio de um sistema em que as punições eram aplicadas além dos limites da lei.
No século XIX o sistema feudal europeu finalmente entrou em colapso na Sicília. Sem a presença de um governo ou autoridade concretos, a situação na ilha logo degenerou para um estado de desrespeito à lei. Certos proprietários de terras e outros homens poderosos começaram a ganhar renome e, com o tempo, passaram a ser vistos como líderes locais. Estes eram conhecidos como capos. Os capos usavam seu poder para cobrar tributos dos fazendeiros sob sua autoridade (exatamente como os senhores feudais). Sua autoridade era exercida com ameaças de violência, ou seja, pelo medo. As práticas criminosas dos capos jamais eram comunicadas nem mesmo por suas vítimas, devido ao temor de represálias. Este foi o princípio

Nenhum comentário: